Como encontrar o código de segurança do CRV para baixar o CRLV Digital

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido. Veja como encontrar.

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Muitas pessoas, porém, tem dúvidas na hora de baixar o CRLV Digital e uma delas é em relação ao código de segurança exigido.

Existem duas formas de baixar o documento, uma para pessoa física e outra para jurídica. O código de segurança do CRV é exigido em caso de veículos registrados em nome de pessoa física.

Passo a passo CRLV Digital – Pessoa Física

Para ter acesso ao CRLV Digital, registrado em nome de pessoa física, é necessário entrar diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;
– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;
– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Código de segurança CRV

Para saber onde encontrar o código de segurança é necessário primeiro distinguir CRV (Certificado de Registro de Veículo) do CRLV, que é o documento de licenciamento renovado anualmente.

O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Esse documento não é de porte obrigatório ao dirigir e deve ser guardado em local seguro para ser usado em eventual venda do veículo.

Código de segurança CRV
Em destaque o código de segurança do CRV. Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o número possui 11 (onze) caracteres e fica na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV (veja imagem ao lado). “Eles são atribuídos pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran”, explica o órgão.

Esse código é necessário para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seja para imprimir o documento.

Como é uma informação de segurança, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV, os canais de atendimento dos órgãos estaduais de trânsito não têm acesso ao código de segurança.

Você tem dúvidas sobre os documentos digitais? Entre em contato com o Suporte da Serpro pelo 0800 728 2324

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *